Manual de suporte e garantia

image1

Antes de contactar o Centro de apoio ao cliente da HP, é importante ter à mão as informações a seguir.

Tome nota das informações relativas ao seu produto para futura referência.

Nome do produto: ___________________________________________________

Número de modelo: _________________________________________________

Sistema ou

produto nº: _________________________________________________________

Número de série: ____________________________________________________

Data de compra: ____________________________________________________

Sistema

operativo:  _________________________________________________________

Tipo e Revisão: ______________________________________________________

Número de Fabrico

(Premir Ctrl-Alt-S): ____________________________________________________

Onde obter ajuda

Antes de contactar o Apoio ao cliente

Se achar que tem problemas com o hardware, antes de contactar a HP, execute a ferramenta de diagnóstico PC Doctor pré-instalada no seu PC. Clique em Iniciar, seleccione Todos os programas, Ajuda do PC e ferramentas e depois clique em PC-Doctor.

Siga estes passos quando necessitar de ajuda da HP:

1Verifique o poster de instalação e consulte o Manual de introdução para obter ajuda quando instalar e utilizar o PC.
2Para obter ajuda mais rapidamente, registe o seu PC desktop HP Pavilion por correio electrónico, na Web em: http://register.hp.com

ou por telefone.

3Utilize a Ajuda no PC para obter ajuda em relação ao hardware e software. Clique em Iniciar e depois em Ajuda e suporte.
4Para obter ajuda online, aceda ao Web site do Centro de apoio ao cliente da HP em: http://www.hp.com/cposupport/loc/

regional.html

5Se não tiver conseguido resolver o problema, contacte primeiro o revendedor do PC ou, como segunda alternativa, o Centro de Apoio ao cliente da HP ligando para o 0808 201 492.

Web Site do Apoio Ao Cliente HP

http://www.hp.com/cposupport/loc/

regional.html

Web Site de Registo da HP

Para registar o PC:

No ambiente de trabalho, clique no ícone Registar-se na HP

Ou

Vá a: http://register.hp.com

Escritórios da HP

Portugal

Hewlett-Packard Portugal, Lda.

Edifício D. Sancho I

Quinta da Fonte

Porto Salvo

2780-730 Paço de Arcos

P-Oeiras

2

Garantia limitada do hardware

Produto HP  Período de Garantia

Hardware  Garantia limitada de 2 anos.

Software  Suporte técnico de um ano

Termos gerais

Esta garantia limitada do hardware da HP concede ao cliente direitos de garantia expressa limitada da HP, o fabricante. Para obter uma descrição alargada dos seus direitos de garantia limitada, consulte o Web site da HP. Além disso, também pode ter outros direitos legais ao abrigo da legislação local aplicável ou de um contrato especial celebrado por escrito com a HP.

A HP NÃO DÁ QUAISQUER OUTRAS GARANTIAS EXPRESSAS, QUER POR ESCRITO, QUER ORALMENTE, E A HP NEGA RESPONSABILIDADES POR QUAISQUER OUTRAS GARANTIAS E CONDIÇÕES NÃO EXPRESSAS NA PRESENTE GARANTIA LIMITADA. NO ÂMBITO PERMITIDO PELA LEGISLAÇÃO LOCAL DE JURISDIÇÃO FOR A DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA, A HP NEGA QUAISQUER RESPONSABILIDADES SOBRE GARANTIAS OU CONDIÇÕES IMPLÍCITAS, INCLUINDO TODAS AS GARANTIAS IMPLÍCITAS DE COMERCIABILIDADE, OU ADEQUAÇÃO PARA UMA FINALIDADE ESPECÍFICA. PARA TODAS AS TRANSACÇÕES OCORRIDAS NOS ESTADOS UNIDOS, TODAS AS GARANTIAS OU CONDIÇÕES IMPLÍCITAS DE COMERCIABILIDADE, QUALIDADE SATISFATÓRIA OU ADEQUAÇÃO PARA UMA FINALIDADE ESPECÍFICA SÃO LIMITADAS À DURAÇÃO DA GARANTIA EXPRESSA ACIMA APRESENTADA. ALGUNS ESTADOS OU PAÍSES/REGIÕES NÃO PERMITEM UMA LIMITAÇÃO DA DURAÇÃO DE UMA GARANTIA IMPLÍCITA NEM A EXCLUSÃO OU LIMITAÇÃO DE DANOS INCIDENTAIS OU CONSEQUENTES PARA OS PRODUTOS DE CONSUMO. NESTES ESTADOS OU PAÍSES/REGIÕES, É POSSÍVEL QUE ALGUMAS DAS EXCLUSÕES OU LIMITAÇÕES DA PRESENTE GARANTIA LIMITADA NÃO SE APLIQUEM.

OS TERMOS DA GARANTIA LIMITADA CONTIDOS NESTA DECLARAÇÃO, EXCEPTO NA MEDIDA EM QUE TAL SEJA LEGALMENTE PERMITIDO, NÃO EXCLUEM, NÃO RESTRINGEM NEM MODIFICAM, MAS COMPLEMENTAM OS DIREITOS ESTATUTÁRIOS OBRIGATÓRIOS APLICÁVEIS À VENDA DESTE PRODUTO AO CLIENTE.

PODE TER DIREITOS ESTATUTÁRIOS ADICIONAIS EM RELAÇÃO AO VENDEDOR COM BASE NO CONTRATO DE COMPRA. ESSES DIREITOS NÃO SÃO, DE NENHUMA FORMA, AFECTADOS POR ESTA GARANTIA LIMITADA DA HP.

A presente Garantia Limitada é aplicável em todos os países/regiões e pode ser implementada em qualquer país/região em que a HP ou os seus fornecedores de serviços autorizados oferecem um serviço de garantia para o mesmo número de modelo do produto sujeito aos termos e condições estabelecidas na presente Garantia Limitada.

No âmbito do programa de Garantia Global Limitada da HP, os produtos adquiridos num país/região poderão ser transferidos para outro país/região em que a HP ou os seus fornecedores de serviços autorizados oferecem um serviço de garantia para o mesmo número de modelo do produto, sem que a garantia seja anulada. Os termos da garantia, a disponibilidade e os tempos de resposta da assistência podem variar conforme o país/região. O tempo de resposta standard dos serviços de garantia estão sujeitos a alterações devido à disponibilidade local das peças. Nesse caso, pode pedir mais informações ao seu fornecedor de assistência autorizado da HP.

A HP não é responsável por quaisquer tarifas ou taxas a que pode ficar sujeita ao transferir os produtos. A transferência dos produtos pode ser abrangida por controlos de exportação efectuados pelos Estados Unidos ou por outros governos.

Esta garantia limitada só se aplica a produtos de hardware das marcas HP e Compaq (colectivamente designados por “Produtos de hardware HP” nesta garantia limitada) vendidos ou alugados pela Hewlett-Packard Company, respectivas subsidiárias, filiais, revendedores autorizados internacionais ou distribuidores do país/região (colectivamente designados por “HP” nesta garantia limitada), juntamente com esta garantia limitada. O termo “Produto de hardware HP” está limitado aos componentes de hardware e respectivo firmware. O termo “Produto de hardware HP” NÃO inclui quaisquer aplicações ou programas de software, produtos que não sejam da HP, nem periféricos que não tenham a marca HP. Todos os produtos que não sejam da HP ou periféricos que não tenham a marca HP e que sejam externos ao Produto de hardware HP — como, por exemplo, subsistemas de armazenamento, monitores, impressoras e outros periféricos externos — são fornecidos “COMO ESTÃO” sem garantia da HP. No entanto, os fabricantes e fornecedores ou editores, que não a HP, podem fornecer-lhe directamente as suas próprias garantias.

3

A HP garante que os Produtos de hardware HP adquiridos ou alugados à HP estão livres de defeitos de fabrico e materiais, em condições normais de utilização, durante o período da garantia limitada. O período da garantia limitada tem início a partir da data de aquisição ou aluguer

àHP, ou a partir da data em que a HP concluir a instalação. O recibo de venda ou entrega datado, indicando a data de aquisição ou aluguer do produto, constitui a prova da data de aquisição ou aluguer. Pode ter de apresentar a prova de aquisição ou aluguer para poder receber os serviços de garantia. De acordo com os termos e condições deste documento, tem direito aos serviços de garantia do hardware se precisar de mandar reparar o Produto de hardware HP dentro do período da garantia limitada.

Salvo especificado em contrário e na medida em que tal seja permitido pela legislação local, os novos Produtos de hardware HP podem ser fabricados com novos materiais ou com materiais novos e usados, equivalentes aos novos a nível de desempenho e fiabilidade. A HP pode reparar ou substituir Produtos de hardware HP (a) por partes ou produtos novos ou já usados, equivalentes aos novos a nível de desempenho e fiabilidade, ou (b) por produtos equivalentes a um produto original que deixou de ser fabricado. A garantia declara que as peças de substituição estão livres de defeitos de fabrico e materiais durante noventa (90) dias ou durante o restante período da garantia limitada do Produto de hardware HP que estão a substituir ou em que estão instaladas, conforme o período que for mais longo.

Durante o período da garantia limitada, a HP reparará ou substituirá livremente qualquer componente defeituoso. Todos os componentes ou produtos de hardware retirados em conformidade com esta garantia limitada passam a ser propriedade da HP. Na eventualidade, improvável, de o Produto de hardware HP apresentar falhas recorrentes, a HP pode optar livremente por (a) fornecer-lhe uma unidade de substituição, à escolha da HP, que seja semelhante ou equivalente ao seu Produto de hardware HP a nível de desempenho ou por (b) reembolsar-lhe o montante pago pela aquisição ou as prestações de aluguer em regime de leasing (menos os juros) em vez de uma substituição. Este é o seu recurso exclusivo para produtos defeituosos.

Exclusões

A HP não garante que este produto funcione ininterruptamente e livre de defeitos. A HP não é responsável pelos danos decorrentes do incumprimento das instruções previstas para o Produto de hardware HP.

A presente Garantia Limitada não se aplica às peças ou elementos consumíveis e não abrange qualquer produto do

qual se tenha retirado o número de série ou que tenha sido danificado ou considerado defeituoso (a) em resultado de um acidente, de má utilização, de abuso, de contaminação, de manutenção incorrecta ou desadequada ou de calibragem ou outras causas exteriores; (b) por funcionar fora dos parâmetros de utilização indicados na documentação do utilizador que acompanhavam o produto;

(c)devido a software, interfaces, peças ou serviços não fornecidos pela HP; (d) por preparação ou manutenção inadequada do local; (e) por infecção por vírus; (f) devido a perda ou danos no transporte; ou (g) por modificações ou serviços realizados por outros que não (i) a HP, (ii) um fornecedor de serviços HP autorizado, ou (iii) peças aprovadas pela HP ou peças de substituição da HP para a sua instalação de utilizador final, quando disponíveis para o seu produto no país ou região abrangidos pelo serviço.

DEVE FAZER PERIODICAMENTE CÓPIAS DE SEGURANÇA DOS DADOS GUARDADOS NO DISCO RÍGIDO OU NOUTROS DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO, COMO PRECAUÇÃO CONTRA POSSÍVEIS FALHAS, ALTERAÇÕES OU PERDAS DOS DADOS. ANTES DE ENTREGAR O APARELHO PARA ASSISTÊNCIA, NÃO SE ESQUEÇA DE FAZER CÓPIAS DE SEGURANÇA DOS DADOS E DE REMOVER QUALQUER INFORMAÇÃO CONFIDENCIAL, PESSOAL OU COM DIREITOS DE PROPRIEDADE. A HP NÃO É RESPONSÁVEL POR QUAISQUER DANOS OU PERDAS DE QUAISQUER PROGRAMAS, DADOS OU MÍDIAS DE GRAVAÇÃO REMOVÍVEIS. A HP NÃO É RESPONSÁVEL PELA RESTAURAÇÃO DE QUAISQUER PROGRAMAS OU DADOS QUE NÃO SEJAM DO SOFTWARE INSTALADO PELA HP AQUANDO DO FABRICO DO PRODUTO.

Recurso exclusivo

NO ÂMBITO DO PERMITIDO PELAS LEIS LOCAIS APLICÁVEIS, OS PRESENTES TERMOS E CONDIÇÕES CONSTITUEM O CONTRATO DE GARANTIA COMPLETO E EXCLUSIVO ENTRE O CLIENTE E A HP NO QUE DIZ RESPEITO AO PRODUTO DE HARDWARE DA HP QUE COMPROU OU ALUGOU. ESTES TERMOS E CONDIÇÕES SUBSTITUEM QUAISQUER ACORDOS OU DECLARAÇÕES ANTERIORES — INCLUINDO DECLARAÇÕES EXISTENTES NA DOCUMENTAÇÃO DE VENDA DA HP OU CONSELHOS DADOS PELA HP, POR UM AGENTE OU FUNCIONÁRIO DA HP — QUE POSSAM TER SIDO FEITOS EM LIGAÇÃO COM A COMPRA OU O ALUGUER EM REGIME DE LEASING DO PRODUTO DE HARDWARE HP. Qualquer alteração às condições desta garantia limitada só

éválida se for referida num documento escrito e assinado por um representante autorizado da HP.

4

Limitação de responsabilidade

SE O SEU PRODUTO DE HARDWARE HP DEIXAR DE FUNCIONAR DE ACORDO COM AS CONDIÇÕES DA GARANTIA SUPRA, A RESPONSABILIDADE MÁXIMA DA HP AO ABRIGO DESTA GARANTIA LIMITADA ESTÁ EXPRESSAMENTE LIMITADA AO MENOR MONTANTE QUE PAGOU PELO PRODUTO, OU AO CUSTO DA REPARAÇÃO OU SUBSTITUIÇÃO DE QUAISQUER COMPONENTES DE HARDWARE QUE FUNCIONEM MAL EM CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO NORMAL.

SALVO COMO INDICADO SUPRA, A HP NÃO SERÁ EM NENHUMA CIRCUNSTÂNCIA RESPONSÁVEL POR QUAISQUER DANOS PROVOCADOS PELO PRODUTO OU PELA NÃO EXECUÇÃO DAS FUNÇÕES A QUE SE DESTINA, INCLUINDO QUALQUER PERDA DE LUCROS OU DE POUPANÇA, OU DANOS ESPECIAIS, ACIDENTAIS OU CONSEQUENCIAIS. A HP NÃO É RESPONSÁVEL POR RECLAMAÇÕES EFECTUADAS POR TERCEIROS NEM PELO UTILIZADOR EM NOME DE TERCEIROS.

ESTA LIMITAÇÃO DE RESPONSABILIDADE É APLICÁVEL QUER OS DANOS SEJAM INTENCIONAIS, QUER SEJA FEITA UMA RECLAMAÇÃO, AO ABRIGO DESTA GARANTIA LIMITADA OU COMO UMA RECLAMAÇÃO PENAL (INCLUINDO NEGLIGÊNCIA E RESPONSABILIDADE ESTRITA DE PRODUTO), UMA RECLAMAÇÃO DE CONTRATO OU QUALQUER OUTRA RECLAMAÇÃO. NENHUMA PESSOA PODE RENUNCIAR NEM EMENDAR ESTA LIMITAÇÃO DE RESPONSABILIDADE. ESTA LIMITAÇÃO DE RESPONSABILIDADE ESTARÁ EM VIGOR MESMO QUE TENHA AVISADO A HP OU UM REPRESENTANTE AUTORIZADO DA HP DA POSSIBILIDADE DE TAIS DANOS. NO ENTANTO, ESTA LIMITAÇÃO DE RESPONSABILIDADE NÃO SE APLICA A RECLAMAÇÕES POR ACIDENTES PESSOAIS.

ESTA GARANTIA LIMITADA CONCEDE-LHE DIREITOS LEGAIS ESPECÍFICOS. TAMBÉM PODE TER OUTROS DIREITOS QUE PODEM VARIAR CONFORME O ESTADO OU O PAÍS/REGIÃO. RECOMENDAMOS-LHE QUE CONSULTE AS LEIS APLICÁVEIS NO SEU ESTADO OU PAÍS/REGIÃO PARA OBTER UMA DETERMINAÇÃO COMPLETA DOS SEUS DIREITOS.

Período da garantia limitada

O período da garantia limitada de um Produto de hardware HP é um período especificado, fixo que começa a partir da data de aquisição. A data que consta do recibo de venda é a data de aquisição, a não ser que a HP ou o revendedor o informe do contrário por escrito.

Tipos de serviços de garantia

Para permitir que a HP forneça o melhor suporte e assistência possíveis durante o período da garantia limitada, a HP pode pedir-lhe para verificar as configurações, carregar o firmware mais recente, instalar patches de software, executar testes de diagnósticos da HP ou utilizar soluções de suporte remoto da HP onde for aplicável.

A HP recomenda vivamente que aceite a utilização ou que aplique as tecnologias de suporte fornecidas pela HP. Se optar por não utilizar as capacidades de suporte remoto disponíveis, pode incorrer em custos adicionais devido aos maiores requisitos de recursos de suporte. Segue-se uma lista dos tipos de serviços de suporte de garantia que podem aplicar-se ao Produto de hardware HP adquirido.

Serviço de garantia de transporte

Para obter assistência para o hardware durante o período de garantia, envie o PC para um fornecedor de assistência autorizado de PCs HP Pavilion.

5

Serviço de garantia de reparação pelo cliente

Nos países/regiões em que estiver disponível, a sua garantia limitada HP pode incluir um serviço de garantia de reparação pelo cliente. Se for aplicável, a HP determinará livremente se a reparação pelo cliente é o método adequado de serviço de garantia. Se for o método adequado, a HP enviar-lhe-á directamente peças de substituição aprovadas de modo a executar o serviço de garantia do Produto de hardware HP. Deste modo, poupa muito tempo na reparação. Depois de contactar a HP e de o diagnóstico de avarias determinar que o problema pode ser resolvido com uma destas peças, pode ser-lhe enviada directamente uma peça de substituição. Assim que receber a peça, substitua a peça defeituosa de acordo com as instruções e documentação fornecidas. Se precisar de mais assistência, contacte o centro de Suporte técnico da HP para ser assistido, por telefone, por um técnico. Nos casos em que tiver de devolver a peça de substituição à HP, tem de enviar a peça defeituosa para a HP num prazo de tempo definido, normalmente quinze (15) dias. Tem de devolver a peça defeituosa com a documentação associada no material de embalagem fornecido. Se não devolver o produto defeituoso, a HP pode cobrar-lhe pela substituição. No caso de uma reparação pelo cliente, a HP assume todos os custos de envio e devolução de peças, e determina a transportadora a utilizar. Se optar pela reparação pelo cliente, consulte o aviso específico ao seu Produto de hardware HP. Também pode obter informações sobre este serviço de garantia no Web site da HP em: http://www.hp.com/support

Serviço de garantia de recolha e devolução

A sua garantia limitada HP pode incluir um serviço de garantia de recolha e devolução. Ao abrigo dos termos dos serviços de recolha e devolução, a HP recolhe o aparelho defeituoso no local, repara-o e devolve-o nesse local. A HP assume todos os custos de reparação, logística e seguro neste processo.

Actualizações de assistência

A HP tem uma série de serviços de suporte e assistência adicionais para o seu produto que podem ser adquiridos localmente. No entanto, alguns produtos associados ao suporte podem não estar disponíveis em todos os países/regiões. Para obter informações sobre a disponibilidade de actualizações de assistência e os respectivos custos, consulte o Web site da HP em: http://www.hp.com/support

Garantias limitadas de opções e software

Tal como estabelecido na garantia limitada, os termos e condições da garantia limitada para a maioria das opções da HP (Opções HP) são aplicáveis às Opções HP e estão incluídos na embalagem dos produtos opções HP. Se a sua Opção HP estiver instalada num produto de hardware da HP, a HP poderá fornecer serviços de garantia, quer para o período especificado nos documentos de garantia (Período Limitado de Garantia da Opção HP) que acompanhavam a Opção HP, quer durante o restante tempo de garantia do hardware HP no qual a Opção HP está instalada, consoante o período mais longo, mas não ultrapassando os três (3) anos a contar a partir da data da compra da Opção HP. O período de garantia limitada de opções HP começa a partir da data de aquisição à HP ou a um revendedor autorizado HP. O recibo de venda ou entrega datado, indicando a data de aquisição da Opção HP, representa a data de início da garantia. Para mais informações, consulte a garantia limitada de opções HP. As Opções Não-HP são fornecidas “como estão”. No entanto, os fabricantes e fornecedores que não a HP podem fornecer-lhe directamente garantias.

6

EXCEPTO CONFORME INDICADO NA LICENÇA DE UTILIZADOR FINAL DO SOFTWARE APLICÁVEL OU NO ACORDO DE LICENÇA DO PROGRAMA, OU SE INDICADO POR OUTRO MEIO NO ÂMBITO DA LEI LOCAL, OS PRODUTOS DE SOFTWARE, INCLUINDO QUAISQUER PRODUTOS DE SOFTWARE, FREEWARE (CONFORME DEFINIDO ABAIXO) OU SISTEMA OPERATIVO PRÉ-INSTALADO PELA HP SÃO FORNECIDOS “COMO ESTÃO” E COM TODAS AS FALHAS, E A HP PELA PRESENTE NEGA QUAISQUER OUTRAS GARANTIAS E CONDIÇÕES, QUER EXPRESSAS QUER IMPLÍCITAS OU REGIMENTOS, INCLUINDO, NÃO ESTANDO LIMITADO ÀS, GARANTIAS DE TÍTULO E NÃO-VIOLAÇÃO, QUAISQUER GARANTIAS, DEVERES OU CONDIÇÕES DE COMERCIABILIDADE, DE ADEQUAÇÃO PARA UMA FINALIDADE ESPECÍFICA, E DE FALTA DE VÍRUS. Alguns países/jurisdições não permitem a exclusão de garantias implícitas ou limitações de duração de garantias implícitas, pelo que a renúncia supra pode não se aplicar ao seu caso na totalidade. ATÉ AO MÁXIMO PERMITIDO PELA LEI APLICÁVEL, EM CASO ALGUM A HP OU OS SEUS FORNECEDORES SERÃO CONSIDERADOS RESPONSÁVEIS POR QUAISQUER DANOS ESPECIAIS, INCIDENTAIS, INDIRECTOS OU CONSEQUENTES (INCLUINDO, MAS NÃO ESTANDO LIMITADO, A DANOS PELA PERDA DE LUCROS OU CONFIDENCIALIDADE OU OUTRAS INTERRUPÇÕES DE NEGÓCIOS, POR DANOS PESSOAIS, PELA PERDA DE PRIVACIDADE RESULTANTE, OU DE ALGUM MODO RELACIONADO COM O USO OU INCAPACIDADE DE USO DO PRODUTO DE SOFTWARE), MESMO SE A HP OU QUALQUER FORNECEDOR FORAM ALERTADOS PARA A POSSIBILIDADE DE TAIS DANOS OU MESMO SE AS SOLUÇÕES FALHAREM NO SEU PROPÓSITO FUNDAMENTAL. Alguns países/jurisdições não permitem a exclusão ou limitação de danos acidentais ou consequenciais, pelo que a limitação ou exclusão supra pode não se aplicar ao seu caso.

As únicas obrigações de garantia da HP em relação ao

software distribuído pela HP sob a marca HP estão

estabelecidas na licença de utilizador final ou no contrato

de licença do programa aplicável, fornecidos com esse

software. Se se verificar que o suporte amovível em que a

HP distribui o software apresenta defeitos de fabrico ou

materiais num período de noventa (90) dias a seguir à data

de aquisição, o único recurso consiste em devolver o

suporte amovível à HP para substituição. No caso de um

suporte amovível estar em branco, consulte o Web site

seguinte:

http://h20000.www2.hp.com/bizsupport/

TechSupport/Document.jsp?objectID=lpg50101

Éa si que cabe contactar os fabricantes ou fornecedores que não sejam a HP para obter o suporte de garantia.

Suporte técnico para software

O suporte técnico para software HP, software de outros fabricantes pré-instalado pela HP e software de outros fabricantes comprado à HP é disponibilizado pela HP através de vários meios de contacto, incluindo suporte electrónico e telefone, durante um ano a contar da data de aquisição. Para obter recursos online e suporte por telefone, consulte “Contactar a HP”. Se houver excepções, estas são especificadas no Contrato de licença do utilizador final (EULA).

O suporte técnico para software ajuda-o a:

Responder a perguntas sobre instalação (como fazer, primeiros passos e pré-requisitos).
Instalar e configurar o software (como fazer e primeiros passos). Exclui optimização e personalização do sistema, bem como configuração da rede.
Interpretar mensagens de erro do sistema.
Separar problemas de sistema dos problemas de utilização do software.
Obter actualizações ou informações sobre pacotes de suporte.

O suporte técnico para software NÃO o ajuda a:

Gerar ou diagnosticar códigos de origem ou programas gerados pelo utilizador.
Instalar produtos não HP.

Sistemas Operativos e Aplicações de Freeware

A HP não fornece suporte técnico ao software fornecido sob licença pública por terceiros, incluindo sistemas operativos ou aplicações Linux (“Freeware”). O suporte técnico de Software para Freeware fornecido com os produtos de hardware da HP é fornecido pelo vendedor do Freeware. Consulte a declaração de apoio ao sistema operativo freeware ou de outras aplicações de freeware incluídas no seu produto de hardware HP.

7

Contactar a HP

Se o seu produto deixar de funcionar durante o período da garantia limitada e as sugestões indicadas na documentação do produto não resolverem o problema, pode obter suporte da seguinte forma:

Localizar o Suporte da HP mais próximo através da Web em: http://www.hp.com/support
Contacte o seu revendedor HP autorizado ou fornecedor de assistência autorizado e tenha as seguintes informações à mão antes de contactar a HP:
Número de série, nome e número de modelo do produto
Mensagens de erro aplicáveis
Suplementos
Sistema operativo
Hardware ou software de outros fabricantes
Perguntas detalhadas

Oferta de suporte da HP

Pode actualizar a garantia de fábrica, prolongando-a por

mais dois anos através da aquisição de um contrato de

suporte da HP. Para obter mais informações, visite o nosso

Web site em:

http://www.hp.com/pt/extensao-de-garantia

CONTRATO DE LICENÇA DO UTILIZADOR FINAL

LEIA CUIDADOSAMENTE ANTES DE UTILIZAR ESTE EQUIPAMENTO: Este Contrato de Licença do Utilizador Final (“EULA”) é um contrato entre (a) o comprador (pessoa singular ou colectiva) e a (b) a Hewlett-Packard Company (“HP”) que regula a utilização de qualquer Produto de software por parte do Comprador, instalado ou disponibilizado pela HP para utilização com o produto HP (“Produto HP”), que não esteja sujeito a outro contrato de licença separado entre o comprador e a HP ou os respectivos fornecedores. Outro software pode conter um EULA na respectiva documentação on-line. O termo “Produto de software” significa software informático e poderá incluir suportes informáticos, materiais impressos e documentação “on-line” ou electrónica. O Produto HP poderá ser acompanhado por um aditamento ou por uma adenda a este EULA.

OS DIREITOS DO PRODUTO DE SOFTWARE SÓ SERÃO CONCEDIDOS SE O COMPRADOR CONCORDAR COM TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DESTE EULA. AO INSTALAR, COPIAR, TRANSFERIR OU UTILIZAR, DE OUTRO

MODO, O PRODUTO DE SOFTWARE, O COMPRADOR CONCORDA EM FICAR VINCULADO AOS TERMOS DESTE EULA. SE NÃO ACEITAR OS TERMOS DESTA LICENÇA, A ÚNICA SOLUÇÃO SERÁ DEVOLVER O PRODUTO COMPLETO SEM TER SIDO UTILIZADO (HARDWARE E SOFTWARE) NO PRAZO DE 14 DIAS, PARA OBTER O REEMBOLSO DE ACORDO COM A POLÍTICA DE REEMBOLSO DO LOCAL ONDE EFECTUOU A AQUISIÇÃO.

1.CONCESSÃO DE LICENÇA. A HP concede ao comprador os seguintes direitos, desde que o comprador cumpra todos os termos e condições deste EULA:

a. Utilização. O comprador pode utilizar o Produto de software num œnico computador (“Computador do comprador”). Se o Produto de software tiver sido fornecido através da Internet e se tiver sido originalmente licenciado para utilização em mais de um computador, só pode instalar e utilizar o Produto de software nesses computadores. O comprador não pode separar as peças do Produto de software para utilização em mais de um computador. Ao comprador não assiste o direito de distribuir o Produto de software. O Produto de software poderá ser carregado para a memória temporária (RAM) do Computador do comprador para efeitos da utilização do Produto de software.

b. Armazenamento. O comprador pode copiar o Produto de software para a memória local ou dispositivo de armazenamento do Produto HP.

c. Cópia. O comprador pode efectuar cópias de segurança ou arquivo do Produto de software, desde que a cópia contenha todas as informações de propriedade do Produto de software original e seja utilizada apenas para fins de cópia de segurança.

d. Reserva de direitos. A HP e os seus fornecedores reservam-se todos os direitos que não sejam expressamente concedidos ao comprador ao abrigo deste EULA.

e. Freeware. Não obstante os termos e condições deste EULA, toda e qualquer parte do Produto de software que não seja considerada software proprietário HP ou seja software fornecido ao abrigo de licença pœblica por terceiros (“Freeware”) é licenciado para o comprador sujeito aos termos e condições do contrato de licença do software que acompanha o Freeware, sob a forma de contrato discreto, licença impressa na embalagem ou termos de licença electrónica aceites no momento da transferência. A utilização do Freeware pelo comprador será integralmente regulada pelos termos e condições da respectiva licença.

8

f. Solução de recuperação. Qualquer solução de recuperação do software fornecida com/para o Produto HP, sob a forma de uma solução baseada em disco rígido, uma solução de recuperação baseada em meio magnético externo (por exemplo, disquete, CD ou DVD) ou qualquer solução equivalente fornecida sob uma outra forma, só deverá ser utilizada para restaurar o disco rígido do Produto HP com/para o qual a solução de recuperação foi originalmente adquirida. A utilização de qualquer sistema operativo da Microsoft contido nessa solução de recuperação deverá ser regulada pelo Contrato de Licença da Microsoft.

2.ACTUALIZAÇÕES. Para utilizar um Produto de software identificado como actualização, o comprador tem, primeiro, de possuir uma licença do Produto de software original identificado pela HP como elegível para actualização. Após a actualização, o comprador não poderá voltar a utilizar o Produto de software original que constituiu a base elegível para actualização.
3.SOFTWARE ADICIONAL. Este EULA aplica-se a actualizações ou suplementos ao Produto de software original fornecidos pela HP, salvo se a HP fornecer outros termos juntamente com a actualização ou suplemento. No caso de existirem conflitos entre esses termos, os outros termos prevalecerão.
4.TRANSFERÊNCIA.

a. Terceiros. O utilizador inicial do Produto de software pode transferir o Produto de software apenas uma vez para outro utilizador final. Qualquer transferência deverá incluir todas as peças, suportes informáticos, materiais impressos, este EULA e, se for o caso, o Certificado de autenticidade. A transferência não pode ser indirecta, como, por exemplo, através de consignação. Antes da transferência, o utilizador final que receber o produto transferido deverá aceitar todos os termos do EULA. Após a transferência do Produto de software, a licença do comprador cessa automaticamente.

b. Restrições. O comprador não pode alugar ou emprestar o Produto de software, nem sujeitá-lo a um regime de “timesharing” comercial ou a utilização empresarial. O comprador não pode sublicenciar, atribuir ou transferir a licença ou o Produto de software, salvo disposição expressa fornecida neste EULA.

5.DIREITOS DE PROPRIEDADE. Todos os direitos de propriedade intelectual do Produto de software e a documentação do utilizador são propriedade da HP ou dos seus fornecedores e estão protegidos por lei, incluindo mas não se limitando às leis de direitos de autor, segredo comercial e marcas comerciais dos Estados Unidos, bem como outras legislações e disposições de tratados internacionais aplicáveis. O comprador não poderá remover qualquer identificação do produto, avisos relativos a direitos de autor ou restrições de propriedade do Produto de software.
6.LIMITAÇÃO À ENGENHARIA INVERSA. Não é permitida a engenharia inversa, descompilação ou desmontagem (desassemblagem), por parte do cliente, do Produto de software, excepto e apenas na medida em que o direito de efectuar este procedimento seja mandatado pela legislação aplicável, não obstante esta limitação, ou esteja expressamente estipulado neste EULA.
7.TERMO. Este EULA é efectivo, salvo se for resolvido ou rejeitado. Este EULA será igualmente resolvido mediante as condições estipuladas neste EULA ou caso o comprador não cumpra qualquer termo ou condição deste EULA.
8.CONSENTIMENTO PARA UTILIZAÇÃO DOS DADOS. O comprador aceita que a HP e as empresas suas associadas recolham e utilizem as informações técnicas fornecidas relativamente ao suporte técnico do Produto de software. A HP concorda em não utilizar estas informações de uma forma que permita a identificação pessoal do comprador, excepto na medida em que tal for necessário para fornecer esses serviços.
9.EXCLUSÃO DE RESPONSABILIDADE DE GARANTIAS. DENTRO DOS LIMITES MÁXIMOS PERMITIDOS PELA LEGISLAÇÃO APLICÁVEL, A HP E OS SEUS FORNECEDORES FORNECERÃO O PRODUTO DE SOFTWARE TAL “COMO ESTÁ” E COM TODAS AS FALHAS, NÃO OFERECENDO ATRAVƒS DO PRESENTE CONTRATO QUAISQUER OUTRAS GARANTIAS E CONDIÇÕES, EXPRESSAS, IMPLÍCITAS OU LEGAIS, INCLUINDO MAS NÃO SE LIMITANDO GARANTIAS DE TÍTULO, NÃO INFRACÇÃO, QUAISQUER GARANTIAS IMPLÍCITAS, TARIFAS OU CONDIÇÕES DE COMERCIALIZAÇÃO, ADEQUAÇÃO A UM FIM ESPECÍFICO E NÃO EXISTÊNCIA DE VÍRUS RELATIVAMENTE AO PRODUTO DE SOFTWARE. Alguns estados/jurisdições não permitem a exclusão de garantias implícitas nem limitações da duração das garantias implícitas, podendo a exclusão de responsabilidade acima descrita não ser integralmente aplicável ao comprador.

9

10.LIMITAÇÃO DA RESPONSABILIDADE. Não obstante os danos que o comprador possa sofrer, a responsabilidade integral da HP e dos seus fornecedores nos termos de qualquer disposição deste EULA e o œnico recurso a que o comprador poderá recorrer relativamente ao presente Contrato não poderá exceder o montante efectivamente pago separadamente pelo comprador na aquisição do Produto de software ou cinco dólares (USD 5,00). DENTRO DOS LIMITES MÁXIMOS PERMITIDOS PELA LEGISLAÇÃO APLICÁVEL, EM CASO ALGUM SERÃO A HP OU OS SEUS FORNECEDORES RESPONSÁVEIS POR QUALQUER PREJUÍZO ESPECIAL, ACIDENTAL OU INDIRECTO (INCLUINDO, MAS NÃO SE LIMITANDO A PREJUÍZOS POR PERDA DE LUCROS, INFORMAÇÕES CONFIDENCIAIS OU OUTRO TIPO DE INFORMAÇÕES, INTERRUPÇÃO DE NEGîCIOS, DANOS FÍSICOS, PERDA DE PRIVACIDADE DECORRENTE DA UTILIZAÇÃO OU INCAPACIDADE DE UTILIZAR O PRODUTO DE SOFTWARE OU PREJUÍZOS DE ALGUMA FORMA RELACIONADOS COM AS DISPOSIÇÕES DESTE EULA, AINDA QUE A HP OU QUALQUER FORNECEDOR TENHA SIDO NOTIFICADO DA POSSIBILIDADE DE OCORRÊNCIA DE TAIS PREJUÍZOS E AINDA QUE O RECURSO NÃO CORRESPONDA AO SEU OBJECTIVO ESSENCIAL). Alguns estados/jurisdições não permitem a exclusão ou limitação de prejuízos acidentais, podendo a limitação ou exclusão acima descrita não ser aplicável ao comprador.
11.CLIENTES DO GOVERNO DOS E.U.A.. De acordo com o estipulado nos documentos FAR 12.211 e 12.212, o “Commercial Computer Software”, “Computer Software Documentation” e “Technical Data for Commercial Items” são licenciados para o Governo dos E.U.A. nos termos da licença comercial padrão da HP.
12.CONFORMIDADE COM AS LEIS DE EXPORTAÇÃO. O comprador deverá cumprir todas as leis e normas dos Estados Unidos e outros países (“Leis de exportação”) de forma a assegurar que o Produto de software não seja

(1) exportado, directa ou indirectamente, em violação das Leis de exportação ou (2) utilizado para qualquer fim proibido pelas Leis de exportação, incluindo, sem limitação, a proliferação de armas nucleares, químicas ou biológicas.

13.CAPACIDADE E AUTORIDADE PARA CELEBRAR UM CONTRATO. O comprador afiança que é maior de idade e, se for o caso, que está devidamente autorizado pela entidade patronal a celebrar este contrato.
14.LEGISLAÇÃO APLICÁVEL. Este EULA é regulado pelas leis do Estado da Califórnia, E.U.A.
15.CONTRATO COMPLETO. Este EULA (incluindo quaisquer adendas ou aditamentos a este EULA fornecidos com o Produto HP) constitui o contrato completo entre o comprador e a HP relativamente ao Produto de software e substitui todas as comunicações orais ou escritas prévias ou actuais, propostas e representações referentes ao Produto de software ou a qualquer outro assunto abrangido por este EULA. No caso de conflito entre as políticas e programas da HP para o suporte técnico e os termos deste EULA, serão aplicáveis os termos deste EULA.

Rev. 10/03

10

Opções do produto:

DECLARAÇÃO DE CONFORMIDADE

de acordo com a ISO/IEC Guia 22 e EN 45014

Nome do fabricante:  Hewlett-Packard Company

Endereço do fabricante:  10500 Ridgeview Court

Cupertino, CA 95014

declara que o(s) produto(s)

Produto:  Computador pessoal

Número(s) do modelo: S0000, SR1000, SA4000, m000, m1000, m5000, d1000, a000,

t000, x5000, série w1000 , a1000, t3000, d4000, w5000, m7000 Todas

estão em conformidade com as seguintes especificações de produto:

Segurança:  IEC 60950: 1999 / EN60950: 2000

IEC 60825-1:1993 +A1 / EN 60825-1:1994 +A11 Classe 1 (Laser/LED)

GB4943: 2001

EMC:  CISPR 22: 1997 / EN 55022: 1998 +A1 Classe B

CISPR 24: 1997 / EN 55024: 1998

IEC 61000-3-2:2000 / EN 61000-3-2: 2000

IEC 61000-3-3:1994 + A1: 2001 / EN 61000-3-3: 1995 + A1: 2001

GB9254: 1998

Título FCC 47 CFR, Parte 15 Classe B / ICES-002, edição 2

AS/NZS CISPR 22: 2002

Telecomunicação:  TBR 21: 1998, EG 201 121: 1998

Rádio:  ETSI 300-826 – Requisitos gerais EMC para equipamento de rádio

ETSI 300-328 – Requisitos técnicos para equipamento de rádio

Informação suplementar:

O presente produto está em conformidade com os requisitos da Directiva de Baixa Tensão 73/23/CEE, da Directiva de CEM 89/336/CEE, e da Directiva R&TTE 1999/5/CE e apresenta a marca “CE” em conformidade.

Este dispositivo está em conformidade com a Parte 15 das Regras FCC. A sua utilização está sujeita às duas condições que se seguem: (1) este dispositivo não pode provocar interferências nocivas, e (2) este dispositivo deve aceitar qualquer interferência recebida, incluindo as interferências que possam causar um funcionamento indesejado.

Cupertino, CA 95014 Jan. 1, 2005

Apenas para obter informações sobre conformidade regulamentar, contacte:

Contacto na Austrália: Gestor de regulamentação de produtos, Hewlett-Packard Austrália Ltd., 31-41 Joseph Street, Blackburn, Victoria 3130

Contacto na Europa: Hewlett-Packard GmbH, HQ-TRE, Herrenberger Straße 140, 71034 Böblingen, Alemanha (FAX: +49-7031-14-3143)

Contacto na América do Norte: Responsável pela engenharia da qualidade do hardware, Hewlett-Packard, CPC, 10500 Ridgeview Ct., Cupertino, CA 95015-

4010 Telefone: (408) 343-5000

11

Especificações de funcionamento

Classificações eléctricas:  ENTRADA AC 100–127V , 4A or 6A*

200–240V , 2A or 3A*

50/60 Hz

Temperatura de funcionamento:  5° a 35° C

Temperatura de armazenamento:  –30° a 65° C

Humidade de funcionamento:  15 a 80% @ 26° C

Altitude de funcionamento:  0–2286 m

Altitude de armazenamento:  0–4572 m

*Consulte a etiqueta de especificações do seu PC localizada na parte detrás do PC para determinar as classificações eléctricas precisas.

Informações regulamentares e de segurança

AVISO: o texto destacado desta forma indica que a não observância das indicações do aviso poderá resultar em danos no equipamento, perda de informações, ferimentos pessoais ou mesmo morte.

image2

AVISO: o PC é pesado; quando tiver que transportar o computador, levante-o segundo meios ergonomicamente correctos.

image3

AVISO: leia as “Informações de segurança adicionais” mais à frente neste documento, antes de instalar e ligar o PC à corrente eléctrica.

image4image5

Este produto é fornecido com pilhas. Não deite fora as pilhas no lixo doméstico depois de gastas. Trate-as como desperdícios químicos de pequenas dimensões.

Bij dit product zijn batterijen geleverd. Wanneer deze leeg zijn, moet u ze niet weggooien maar inleveren als Klein Chemisch Afval (KCA).

Conformidade com ENERGY STAR

image6

Os produtos com o logótipo ENERGY STAR® na embalagem estão qualificados de acordo com as directivas ENERGY STAR da Agência de protecção ambiental dos EUA, no que se refere a eficiência energética.

Os produtos portadores da etiqueta ENERGY STAR foram concebidos para utilizarem menos energia, ajudam-no a poupar dinheiro nas contas de utilitários e contribuem para a preservação do ambiente.

ENERGY STAR® é uma marca registada do governo dos Estados Unidos.

12

Eliminação de resíduos domésticos de equipamento eléctrico e electrónico na União Europeia (apenas União Europeia)

image7

Este símbolo, no produto ou na respectiva

embalagem, indica que este material não deve

ser destruído com outro lixo doméstico. É da sua

responsabilidade destruir o equipamento usado

levando-o para um local de recolha apropriado,

destinado à reciclagem de produtos eléctricos e electrónicos

usados.  A recolha e reciclagem separada do seu

equipamento doméstico quando da destruição, ajudará a

preservar os recursos naturais e a assegurar que ele é

reciclado através de um processo que protege a saúde

humana e o ambiente. Para obter mais informações sobre

onde pode colocar o seu equipamento usado para

reciclagem, contacte a entidade responsável local, o serviço

de destruição do lixo doméstico, ou a loja onde adquiriu o

produto.

Declaração EMI (só na União Europeia)

Este é um produto de classe B. Num ambiente doméstico, este produto pode provocar interferências de rádio. Neste caso o utilizador poderá ter que tomar medidas adequadas.

Declaração da rede telefónica europeia (só na União Europeia)

O produto referido neste documento está em conformidade com os requisitos da Directiva R&TTE 1999/5/EC (Anexo II) e comporta a marca CE, de acordo com essa directiva. No entanto, devido a diferenças existentes entre as PSTNs individuais dos diversos países/regiões, a aprovação não oferece, de si própria, garantia incondicional de um funcionamento bem sucedido em todos os pontos de terminação da rede PSTN. Caso surjam problemas, deve contactar imediatamente o fornecedor do equipamento.

Declarações de compatibilidade da rede europeia (só na União Europeia)

Este equipamento foi concebido para funcionar com redes DTMF analógicas (compatíveis com TBR-21).

Este equipamento pode apresentar dificuldades de interligação em redes PSTN que suportem apenas a marcação por impulsos. Para obter assistência adicional, consulte o seu operador de rede.

Informação de conformidade no Reino Unido

Este modem foi aprovado pelo Secretário de Estado do Departamento de Comércio e Indústria para ligação a uma linha de comutação individual da rede pública de telefones, gerida por certos operadores de telecomunicações, públicos e licenciados, ou por sistemas ligados à mesma. (Disponível apenas para linhas de comutação directa e não para serviços partilhados ou sistemas de portadora 1-1.)

Este modem também pode ser ligado a centrais telefónicas automáticas privadas (PABXs) que fornecem indicação de procedimento secundário.

Se quiser utilizar este modem com um PBX que forneça indicação de procedimento secundário, não devem ser inseridas mais de duas pausas de quatro segundos cada entre o dígito de acesso inicial à PSTN e o número a marcar. Isto evita interferências na rede PTO.

Se quiser utilizar este modem com um PBX equipado com cabos de extensão da BT, a ligação do modem ao PBX só pode ser efectuada pela BT; ou pelo técnico de manutenção autorizado do PBX, a não ser que este tenha sido notificado por escrito, com 14 dias de antecedência, de que a ligação

épara ser efectuada por outra pessoa e esse período de aviso já tenha expirado.

Este modem destina-se a ser utilizado apenas com linhas telefónicas equipadas com funções de marcação multifrequência ou interrupção de circuito.

Os utilizadores deste modem ficam avisados de que a aprovação é para ligação à PSTN através da interface de linha telefónica fornecida. A ligação de um modem à PSTN por qualquer outro meio anulará a aprovação.

Não é possível garantir o funcionamento correcto em todas as circunstâncias. Qualquer dificuldade que possa surgir deve ser comunicada ao fornecedor.

Alguns operadores de rede requerem que os seus utilizadores solicitem permissão para fazer a ligação e instalar uma tomada apropriada.

REN (Número de equivalência de toques)

O REN (Número de equivalência de toques) deste modem é

1.O REN indica o número máximo de aparelhos que podem ser ligados em simultâneo a uma linha telefónica. O total de valores REN de todos os aparelhos não deve exceder 4. Salvo especificação em contrário, pode assumir-se que um telefone tem o valor REN de 1.

13

Utilização aprovada

Este modem foi aprovado apenas para o seguinte:

Memorização de números de telefone para recuperação através de um código pré-determinado
Detecção de indicação de procedimento inicial
Chamadas automáticas/Atendimento automático
Detecção de tom
Funcionamento na ausência de uma indicação de procedimento secundário
Função alta-voz

Este modem NÃO se destina a ser utilizado como uma extensão de um telefone pago.

Este modem não foi aprovado para ligação a serviços de banda de conversação privada do Reino Unido.

Este modem não suporta a função de remarcação automática.

Qualquer outra utilização anulará a aprovação do modem se, em resultado disso, o aparelho deixar de estar em conformidade com as normas que regeram a concessão da respectiva aprovação.

A aprovação deste modem é considerada INVÁLIDA se o aparelho for sujeito a uma modificação de qualquer modo material não autorizado pela BABT, ou se for utilizado com, ou ligado a software externo que não tenha sido formalmente aceite pela BABT.

Memorização de números

Convém verificar os números de telefone memorizados no modem, imediatamente após a programação.

A fim de evitar a orientação errada de interferências de rede e de classe, verifique se os números de telefone manualmente programados foram todos bem introduzidos.

O número marcado pode conter, opcionalmente, uma PAUSA (uma vírgula) para permitir que o modem funcione com um PABX. Cada vírgula corresponde a um atraso de dois segundos.

14

AVISO: durante a utilização deste dispositivo, devem ser sempre observadas as seguintes precauções mínimas de segurança, de forma a reduzir o risco de incêndio, choque eléctrico e ferimentos pessoais:

image8

Não utilize este produto perto de água; por exemplo, perto de uma banheira, bacia, lava-loiça, tanque de lavar roupa, numa cave húmida ou junto de uma piscina.
Evite a utilização deste produto durante tempestades com descargas eléctricas. Pode haver risco, embora remoto, de choque eléctrico provocado pelos relâmpagos.
Não utilize este produto para comunicar uma fuga de gás se estiver próximo dessa fuga.
Desligue sempre o cabo do modem antes de abrir a caixa do equipamento, de tocar num cabo, ficha de modem ou em componentes internos não isolados.
Este produto não é fornecido com um cabo telefónico incluído; utilize apenas um cabo Nº 26 AWG ou um cabo de telecomunicações maior para reduzir o risco de incêndio.
Não ligue um cabo de modem ou de telefone à tomada da placa de interface de rede (NIC).

GUARDE ESTAS INSTRUÇÕES

Informações de segurança adicionais

Este produto não foi avaliado para ligação a um sistema de alimentação “IT” (um sistema de distribuição de CA sem ligação directa à terra, de acordo com a IEC 60950).

Aviso de segurança sobre a corrente alterna

Ligação eléctrica correcta (só na Noruega e na Suécia)

image9

Advarsel: Apparatet må kun tilkoples jordet stikkontakt.

Varning! Apparaten skall anslutas till jordat uttag när den ansluts till ett nätverk.

AVISO: instale o computador perto de uma tomada de CA. O cabo de alimentação de CA é o principal meio de interrupção da corrente alterna do PC e tem de estar sempre facilmente acessível. Para sua própria segurança, o cabo de ligação fornecido com o PC está equipado com uma ficha de terra. Para evitar o risco de choques eléctricos, ligue sempre o cabo de alimentação a uma tomada de parede com terra.

image10

AVISO: o seu PC dispõe de um interruptor selector de tensão para utilização em sistemas de alimentação eléctrica a 115V ou 230V . O selector de tensão vem programado de fábrica para a tensão correcta do país/região onde foi inicialmente comercializado. A colocação do selector de tensão numa posição incorrecta pode danificar o PC e anular qualquer garantia implícita.

image11

AVISO: para reduzir a possibilidade de choques eléctricos na rede telefónica, ligue o computador a uma tomada de CA, antes de o ligar à linha telefónica. Além disso, retire a linha telefónica antes de desligar o computador da tomada de CA.

image12

AVISO: desligue sempre o cabo do modem do sistema telefónico, antes de instalar ou retirar a tampa do computador.

image13

AVISO: não utilize o computador com a tampa retirada.

image14

AVISO: para sua própria segurança, desligue sempre o PC da respectiva fonte de alimentação e de quaisquer sistemas de telecomunicações (como linhas telefónicas), redes ou modems, antes de executar qualquer procedimento descrito neste manual. O não cumprimento deste aviso pode resultar em ferimentos pessoais ou em danos no equipamento. No interior da fonte de alimentação e do modem deste produto existem níveis de tensão perigosos.

image15

Cuidados a ter com a pilha de lítio

AVISO: o PC utiliza uma pilha de lítio do tipo CR2032. Um erro de substituição da pilha pode provocar uma explosão. Substitua-a apenas pelo mesmo tipo de pilha, por uma equivalente ou por uma recomendada pelo fabricante. Deite fora as pilhas usadas de acordo com as instruções do fabricante.

image16

Declaração de segurança de laser

Produto LED de Classe 1

As unidades de CD e DVD contêm um sistema de laser e estão classificadas como “Produto laser de Classe 1”, ao abrigo de uma norma do U.S. Department of Health and Human Services (DHHS) sobre desempenho de radiações, de acordo com o Radiation Control for Health and Safety Act de 1968.

Caso a unidade necessite de manutenção, entre em contacto com os serviços de assistência autorizados da sua zona.

AVISO: a utilização de controlos, ajustes ou procedimentos de desempenho diferentes dos especificados no Manual de actualização e manutenção, pode resultar numa exposição radiações perigosas. Para evitar a exposição directa ao raio laser, não tente abrir a caixa das unidades de CD ou de DVD.

image17

Etiqueta de produto laser

A etiqueta a seguir ou equivalente está localizada na superfície dos produtos laser:

Esta etiqueta indica que o produto está classificado como um produto CLASS 1 LASER PRODUCT (PRODUTO LASER CLASSE 1). Esta etiqueta aparece num dispositivo laser instalado no produto.

image18

Protecção dos conectores da antena de TV

Ligação à terra da antena exterior de televisão

Se o produto tiver uma antena exterior ou um sistema de cabos, verifique se essa antena ou sistema de cabos estão ligados à terra, de modo a fornecer protecção adequada contra picos de tensão e descargas estáticas. O Artigo 810 do National Electrical Code (Código eléctrico nacional), ANSI/NFPA 70, fornece informações sobre a correcta ligação eléctrica à terra da estrutura principal e de suporte, a ligação à terra do cabo condutor que faz a ligação a uma unidade de descarga da antena, o tamanho dos condutores de terra, a localização da unidade de descarga da antena, a ligação dos eléctrodos de terra e sobre os requisitos do eléctrodo de terra.

15

Protecção contra raios

Para maior protecção de qualquer produto durante uma

tempestade com descargas eléctricas ou quando o aparelho

estiver inactivo durante períodos prolongados, desligue o

produto da tomada de parede e retire a antena ou o

sistema de cabos. Isso evita que o produto sofra danos

provocados por raios ou picos de corrente.

image19image20image21image22image23image24image25image26

Cabos de alimentação

Não coloque um sistema de antena exterior perto de cabos

de alimentação aéreos ou outros circuitos de iluminação

eléctrica ou de alimentação, nem onde possa interferir com

esses cabos ou circuitos.

AVISO: Ao instalar um sistema de antena

image27

exterior, tenha muito cuidado para não tocar

nesses cabos e circuitos, uma vez que o contacto

com os mesmos pode ser fatal.

A informação deste documento está sujeita a alterações sem

aviso prévio.

Copyright © 2004–2005 Hewlett-Packard Development

Company, L.P.

16

17

image28

Printed in

Leave a Reply 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.